sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os céticos venceram

A opção nenhuma das obras sai venceu a enquete da semana com 46% dos votos. Até que os defensores da Quinta Avenida esboçaram uma reação na tarde de ontem, mas acabou com 41%. Deixaram as demais opções na poeira. Incrível que os internautas acreditam que o presídio (que nem começçou ainda) fique pronta antes do binário, do Dna Ruth e da ponte sobre o Rio Camboriú.
# # #
A nova enquete é sobre o teatro, uma obra que deve ser concluída antes de todas aquelas da enquete anterior. Sua importância para a cultura local.

Pérola de slogan

Ontem ouvi o filósofo contemporâneo Luis Maraschin anunciar para o Big Tiger o slogan da campanha do agasalho. Anota aí: Doe calor, doando cobertor.
# # #
O mesmo verbo na mesma frase. Esse é um case perfeito para os professores de português e para os criadores de peça publicitárias. Incrível!

Não pode, e não deve, passar lotado

Peço licença ao Lauro Jardim que assina a seção Radar, da Veja, para reproduzir o seguinte diálogo entre Danilo Gentilli, repórter do CQC e o deputado Sergio Moraes, aquele que se lixa para a opinião pública.
# # #
O deputado Sérgio Moraes, aquele que se lixa para a opinião pública, travou ontem um diálogo edificante com Danilo Gentili, integrante da turma do CQC. Gentili encontrou Moraes na porta da liderança do PTB na Câmara e mandou essa:
- É verdade que o senhor e o Edmar Moreira vão abrir um bordel no castelo?, perguntou Gentili, fazendo referência ao processo em que Moraes foi indiciado por exploração do lenocínio e favorecimento à prostituição.
Moraes reagiu:
- Vamos, inclusive já convidei a sua mãe. Estou te reconhecendo: você não é aquele que flagrei beijando um cara nos corredores do Congresso na semana passada?
Gentili devolveu:
- Sim, eu estava como seu irmão.
A esclarecedora conversa foi relatada agora há pouco pelo próprio Moraes para outros deputados. Deve ir ao ar na segunda-feira. Moraes levou o caso a Michel Temer ontem mesmo. Pediu "providências" contra o CQC num discurso em planário. Temer foi suscinto: "Tomarei providências". Ou seja, ficará por isso mesmo - como tem mesmo que ficar.

Eu sou f...

Até imagino a reação do vice-governador Leonel Pavan após a certeza de que a coruja estava devidamente pelada.

A fidelidade pela cumplicidade

A absolvição de LHS e LAP na noite de ontem pode ser traduzida como a vitória da fidelidade pela cumplicidade. Se alguém ainda tinha dúvida da dobradinha - entre eles o agourento do ex-vice governador Eduardo Pinho Moreira - pode colocar suas barbas de molho. Eles continuarão juntos até a abertura das urnas em 2010. O que eles decidirem, assim será. Quem estiver descontente que busca outras bandeiras.
# # #
Enquanto isso, na ilha da fantasia, Dão Amim pensava com seus botões: "Agora resta a esperança de assumir a prefeitura de Floripa".

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Programaço em Floripa


Enquanto anunciam, por aqui, Bruno e Barrone, lá em Floripa está programado um show de alto nível. Chupo do blog do Marquinho e repasso para os leitores da versão eletrônica do Canard. Ladies and gentlemen!! Macy Grey!! Isso mesmo, a voz de veludo da negona Macy Grey estará aqui pertinho, dia 6 de junho, no Pachá. Preços super-honestos, a partir de 40 reais. Programão, não acha?

No tapetão, mas o que fazer?

Esperidião Amim está numa encruzilhada. Assume o governo do Estado? Assume a prefeitura de Floripa? Ou fica tudo como está?

Assuntos tabus

Aqui em BC é engraçado. Poder público sempre é notícia... boa ou ruim. Quando o assunto é economia é diferente. Enquanto a notícia é boa, é um oba oba no colunismo social, ou não. Agora, quando a notícia é ruim, todo mundo se cala.
# # #
Veja o exemplo da Authentic Avenue (é assim?). Duas p... lojas, uma na Brasil e outra, muito bem localizada, no Balneário Camboriú Shopping. Pois bem, pois bem, as duas fecharam. Ninguém sabe, ninguém viu.

Bolivariano

"Eu também com muita amabilidade respondi que estando na terra de (Simón) Bolívar o libertador da América do Sul, ninguém poderia colocar obstáculos ao livre pensamento, à livre expressão, e que ia falar com toda liberdade como sempre faço".
# # #
Frase do escritor Mario Vargas Llosa ao comentar sobre o aviso que recebeu na alfândega venezuelana um conselho para não proferir declarações de cunho político durante sua permanência no país.

Stand Up no Shopps


Amanhã tem Stand Up Comedy no Balneário Cambpriú Shopping com o humorista Marco Zenni. Será às 19h30. Prá dar risada. Bom programa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uma aula de bola


O Manchester United, de Cristiano Ronaldo, jogou os primeiros dez minutos de jogo em Roma. Depois que sofreu o gol de Eto´o, só deu Barça. Uma aula de futebol. Bom, muito bom de se ver.
# # #
Campeão da Liga, campeão nacional e campeão da Europa. Esse é o Barcelona. E pode anotar. O próximo melhor do mundo é o argentino Messi.

Ufa! Até que enfim

Quem assitiu Quem quer ser um milionário e, por certo não é uma pedra de gelo, deve ter se emocionado com tudo no filme, o roteiro, a fotografia, os personagens e... os atores e atrizes mirins que foram selecionados nas próprias favelas de Bombaim. Dois desses atores, Azharuddin Ismail, 10, e Rubina Ali, 9, tiveram seus casebres demolidos no processo de reurbanização daquela cidade da Índia.
# # #
Sem onde morar, o drama das duas crianças foi notícia na imprensa mundial. Finalmente diretor Danny Boyle e o produtor Christian Colson anunciaram a compra de um apartamento para Ismail e prometeram um lar para Rabina. Final feliz, pelo jeito.

É isso aí... sou comentarista

O sr. Luiz Nührich tem toda razão. Sou comentarista. Blogueiro, como diriam. Não sou repórter. Postei um comentário semana passada porque estranhei um orgão não governamental fazer parte do cronograma de uma secretaria governamental. Não procurei o Dico. Quem sabe um dia quando for contratado como repórter, o procurarei. O Beto Truccolo, que é leitor do Canard, deu um toque pro Dico e ele respondeu. Tá feito, sem maiores dramas.
# # #
Com relação a ser tendencioso, ou não, quem emite opinião, é por natureza tendencioso, condorda?

Com a palavra Valdir de Andrade

Não acredito que este comentário mesquinho veio a tona eu seu Blog, eu pessoalmente não estou a venda, e acredito que meus amigos de CONSEG também não estão, a referida coordenação que querem implantar na Secretaria Municipal de Segurança esta como a Coordenação Estadual de Conseg´s para o para Governo de Estado. No mesmo sentido caminha o Governo Federal, que pretende criar uma Coordenação Nacional de Conseg´s em parceria com Confederação Brasileira de CONSEG´S, do qual sou Diretor Jurídico. È uma tendência Nacional, e uma meta do PRONASCI (www.mj.gov.br/pronasci) e do Ministério da Justiça. Se o Município pretende alocar recurso no PRONASCI, deve necessariamente atender requisitos, e um deles é a participação comunitária, e hoje, a maior realidade são os CONSEG´s, do qual me orgulho de ser fundador e presidente CONSEG CENTRO, fundador e presidente da FECONSEG-SC – FEDERAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITARIOS DE SEGURANÇA DE SANTA CATARINA.

A execução do PRONASCI se dará por meio de mobilizações policiais e comunitárias. A articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública – será realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipais (GGIM). O Pronasci será coordenado por uma secretaria-executiva em nível federal e regionalmente dirigido por uma equipe que atuará junto aos GGIM e tratará da implementação das ações nos municípios.

A coordenação de Conseg será de indicação do prefeito, e não boquinha para os CONSEG´S, pois, se trata de um cargo de confiança. É como a Coordenação Estadual dos CONSEG´s, o cargo é de confiança do Governo Estado. Acredito que o cargo será preenchido por alguém que entenda de Policiamento Comunitário e Conseg.

Maraschin, o carrasco

Ontem encontrei no supermercado um eficiente funcionário público, cujo trabalho é reconhecido mesmo a população não saiba que é ele que faz. Fazia, né? Perguntei como andam as coisas, ele disse que está num setor estranho a ele. Identificou Luis Maraschin como seu perseguidor. É o segundo na mesma semana que indica o sr. Maraschin como carrasco. O outro também está em um setor estranho a ele.
# # #
E assim caminha a humanidade.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Quem cala, consente

Há cinco dias postei aqui sobre o Conseg ser agraciado com um carguinho no organograma da secretaria de (in)segurança municipal. Manifestei aqui que o Conseg teria que ser independente - sua razão de ser - e não se atrelar ao governo. Chamei Valdir de Andrade para se manifestar e até agora nada.
# # #
Tá certo que o Diquinho não lê este pitoco blog. Tá mais preocupado com outros canais de comunicação que lhe dão mais visibilidade. Mas acredito eu que algum amigo dele lê. Quem cala consente, não diz o ditado pop?

Ex-policial pregador

Protógenes Queiróz, uma espécie de herói e vilão anda pregando em terras catarinenses. Recebo releases de suas palestras em Joinville e agora em Florianópolis. Imagino o assunto: Daniel Dantas.
# # #
Os convites partem da assessoria do PSOL, o mesmo partido de Heloisa Helena que anda meio com o caixa baixo porque perdeu uma ação que ingressou contra a Folha de São Paulo e, agora, tem que pagar as custas processuais que beiram os dois milhões. Tirar de onde HH, de onde?
# # #
Voltando ao Protógenes. Acho que ele mergulha na política mesmo.

Garota radiofônica

O estilo centralizador da prefeita Luiza Mathias, da vizinha Camboriú, faz com que ela esteja sempre participando dos programas de jornalismo das rádios de BC. Até parece que tem contrato de direito de imagem. Dia sim, dia não, lá está ela falando para as latinhas radiofônicas. Fica meio sacal.
# # #
Até porque Camboriú gera pouca notícia positiva. O que é notícia lá geralmente não é coisa boa. Camboriú continua parada no tempo. Seus assuntos? Os de sempre: polícia, gideões, conde vila verde. As novidades? Nenhuma.

Sobre a Câmara

O presidente do Legislativo, Moacir Schmidt, tem o hábito de passear pelos gabiente da Câmara sempre nos finais de tarde. Além de se aproximar dos funcionários, aproveita para checar quem trabalha e quem é fantasma. Quando uma repartição pública é loteada, muitos dos apadrinhados desse ou daquele vereador se acha na obrigação de dar satisfação e explicações somente pro seu padrinho. Só que quem tem a caneta é o presidente.
# # #
No fundo, Schmidt gostaria mesmo é de contar com uma equipe coesa que possa desenvolver todo um modelo de gestão pública para o legislativo. Não tem com. Está restrito ao espírito público de meis dúzia de três ou quatro funcionários que realmente tocam aquele casa legislativa.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Caso de polícia

A situação da escola do iate clube está virando caso de polícia. A nova diretora estaria fazendo o que não deve. Parcela dos pais dos alunos matriculados estão se mobilizando. Já foram até a câmara, chamaram uma reunião com a comissão de educação da câmara (a vereadora Christina decidiu se ausentar enviando um assessor) para manifestar todo seu descontentamento.
# # #
Christina afirma que essa mobilização conta com a figura de Dão Koeddermann por detrás do pano, já que o marido da ex-diretora é cabo eleitoral do vereador. Me parece que Christina, ao politizar o tema, está deixando a comunidade escolar mais enfurecida.
# # #
Quem perde é o povo, só prá variar.

Punição aos servidores

Encontrei o Evandro numa unidade de saúde do município. Costumava vê-lo na secretaria de turismo no governo passado. Ele é mais um dos casos de funcionários efetivos que aceitaram exercer cargo comissionado. Deu no que deu.
# # #
Pior é que Evandro é formado em turismo e hotelaria e foi nomeado por questões técnicas. Nunca foi envolvido na política, não fez campanha, não colou adesivo, enfim, nada de envolvimento.
# # #
Atenção, atenção profissionais concursados da prefeitura. Mesmo que a lei exiga sei lá quantos por cento de efetivo em cargos comissionados, NÃO ACEITE. Amanhã você poderá se arrepender.

Lembra do Second Life?

O Second Life foi mais uma febre da internet. Como o próprio nome sugere, trata-se do cotidiano virtual, uma segunda vida. Lembro há três anos quando mer perguntavam: já aderisse o SL? Eu lá com minhas resistências a - quase - tudo que é virtual, dei de ombros. Era maravilhoso, negócios, escola, lazer, dinheiro próprio...
# # #
Pois é. Hoje, três anos depois pouco se houve falar no SL. Houve uma debandada geral. Será porque? Se encheram da vida virtual? Mais ilusão para aqueles que buscam uma saída as suas vidas sem sentido? Só sei que a tal vida virtual agoniza. Será que os programadores do SL pensaram em fazer cemitério também?

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CQC neles!

Terminada a enquete CQC deu de lava com 70% da preferência, seguido pela calmas, o governo está começando agora com 23%.
# # #
Nova enquete no pedaço: Qual das obras por fazer que será concluída primeiro?

Falando de música e pena de morte

A RIAA, entidade que defende as majors nos EEUU sugere que um garoto de 16 anos seja condenado a morte por ter baixado e compartilhado muuuuitas músicas de Kanye West.
# # #
Concordo com a RIAA, ouvir Kanye West tem que ser condenado a morte mesmo.

Dá-lhe Billy!!


A banda Green Day recusou-se a abrir as pernas para a exigência da toda poderosa Wal-Mart que condicionou algumas censurazinhas básicas no novo trabalho da banda 21st century breakdown. Sem as censuras a Wal-Mart não comercializa o álbum. Essa é uma prática que a WM adotou nos anos 90 sob o pretexto de ser uma rede de lojas "de família". O caso mais famoso foi a alteração da contra-capa do álbum In Utero, da banda Nirvana.
# # #
De Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day: "Nós nos recusamos a fazer isso, eles nos fazem sentir como se estivéssemos em 1953". É isso aí Billy!!

Mensagem para Marcos Weissheimer

Ontem ouvi partes da entrevista do secretário Marcos Weissheimer ao Big Tiger. Ele afirmou que tudo não passa de conspiração de quem ainda não se acostumou com a perda do poder. Ele até fez uma deferência a uma enquete aqui do Canard que, entre outras ações, tem o objetivo de desestabilizar o governo. Bem, vamos lá então. A tal queda de braço não é invenção minha. As informações desceram dos altos da Dinamarca, portanto tem algum "companheiro" infiltrado. Minhas críticas não se restringem ao atual governo. O Blog tem essa vantagem, é só olhar as postagens + antigas, se Weissheimer quiser pode conferir as críticas aqui registradas ao ex-governo. Não sou viúvo de ninguém.
# # #
Outra coisa que chamou a atenção foi com relação a ALV, AVL, sei lá. Claro que Weissheimer disse que está tudo certo, e nem poderia ser diferente. O que me assustou foi o discurso de pedir desculpas ao prefeito Edson Dias que orientou seus colaboradores a não olhar pelo retrovisor, citando, por cima, duas situações do ex-governo que, a princípio, me parecem graves. Colocou em público num ato de chantagem política. Entendo que se o atual governo conta com elementos e evidência de fraudes e ilícitos DEVE acionar o MP, senão estará sendo cúmplice, pecando pela omissão.
# # #
Seria isso Marcos.

Zé Rodrix se foi


Quem já não cantou Casa no Campo, canção de Zé Rodrix, imortalizada na voz de Elis Regina? Pois é, Zé Rodrix se foi. Faleceu ontem. Junto com Sá e Guarabira, Zé Rodrix foi rotulado como representante do tal rock rural. Na adolescência a audição era obrigatória.
# # #
Os três estão na foto.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cante comigo...

Hoje existe tanta gente que quer nos modificar, não quer ver nossos cabelos assanhados sem jeito, nem quer ver as nossas calças desbotadas o que que há, meu amigo se está nessa ouça bem, não tá com nada/Só tem amor quem tem amor prá dar, quem tudo quer do mundo sozinho acabará/Só tem amor quem tem amor prá dar, nós escolhemos ....... e ninguém vai nos mudar.
# # #
Complete o que falta na musiqueta (na verdade um jingle das antigas) e concorra o livro de fotografias Festas Populares. Pode ser postando comentário ou enviando a resposta para bolateixeira@hotmail.com. A promoção é válida enquanto este post estiver na primeira página do Canard. Blza?

João por João

A assessoria da prefa divulgou release anunciando a troca de João por João na diretoria financeira da Emasa. João Batista fica no BCPrevi e João Pereira assume. Interessante é o comentário de Ney Clivatti sobre o novo contratado. Profissional de alto gabarito, segundo ele. Pode ser, aliás, deve ser. Mas muita gente não sabe sequer quem é. Um currículuzinho básico poderia orientar melhor a capacidade técnica do profissional aos leitores, certo?

Outra viagem

Na proposta do novo organograma também é cometido algo lisérgico. Quem será o corregedor é o assessor jurídico. Estranho não? Que isenção o assessor jurídico terá na função de corregedor?
# # #
Pelo jeito, quem formulou essa proposta tá viajando. E é da boa.

Cooptação, no bolso, cala a boca...

... todos são sinônimos. Nem bem começou, a secretaria de segurança já conta com uma proposta nova de organograma e um cargo chama a atenção. Uma coordenadoria, diretoria, sei lá, para o Conseg. Isso mesmo, o Conseg fará parte do governo, pelo menos na proposta apresentada aos vereadores. Pressupõe-se que o Conseg seja um órgão independente, não governamental, com liberdade de ação. Fica difícil imaginar uma atuação isenta com um representante sendo empregado no governo.
# # #
A proposta é gratuira? Ou o Conseg está sabendo disso. Com a palavra o líder mor do Conseg, o advogado Valdir de Andrade.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

É 8!

Com manifestações em frente a Câmara, surtos de falta de educação do vice-presidente Gilberto Dalanora e muito barulho, os vereadores aprovaram 7% de reajuste para o funcionalismo público municipal. Opa, isso é passado, adianta a fita...
# # #
Com não mais de 20 pessoas no plenário, com o agora presidente do sindicato Gilberto Dalanora quietinho e um silêncio digno de um velório, os vereadores aprovaram 8% de reajuste para o funcionalismo público municipal.
# # #
Os funcionários aprovaram o reajuste em Assembléia que não tinha mais de 25 pessoas. Que representatividade!! É, as coisas mudaram radicalmente de um ano prá cá. Esse sindicato está mesmo desmoralizado com seu aroma partidário.

Jogos Sedentários

Esta é a novidade lançada pelos acadêmicos da UDESC/ESAG de BC. Os jogos? Truco, stop, dominó e pôquer. Bem saudável, não é? A bebida? Certamente não será Gatorade para recompor as energias.

Vale o destaque

Destaco o post do Sergio comentando a nota abaixo. Preste atenção no que ele escreve:
# # #
Olha, Se o governo tem projeto eu não sei, mas o que eu vi hoje na prefeitura quando fui quitar meu IPTU, não parece coisa de pessoas preocupadas com SEGURANÇA, “PASMEM”, foi retirado a porta principal da PREFETURA e não se preocuparam em substituir a mesma, ou seja, não tem porta a noite! E segundo o funcionário do balcão, faz dois dias que existe um buraco de mais de 4 x 4 metros, sem porta! Eu não acreditei, como ficam os documentos públicos, computadores, caixas eletrônicos de bancos!
# # #
Seria cômico se não fosse trágico.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Sem projeto

A peregrinação do secretário municipal de segurança Nilson Probst passando por cidades de São Paulo e agora mais recentemente em Curitiba demonstra que o candidato Piriquito não contava com plano algum para espantar todos os vagabundos da cidade como costumava dizer em campanha.
# # #
Agora como prefeito Edson Dias tem mesmo é que correr atrás para cumprir a promessa, ops, o compromisso de campanha. Anunciam para o final do ano o divisor de águas para a cidade. Então tá.

E o AC/DC?

Muita gente pergunta sobre o show da banda australiana AC/DC no Brasil. O que eu posso dizer é que a banda está em tour mundial com 70 shows já programados e realizados entre América do Norte, Europa e Austrália. Nada de Brasil até agora. O consolo fica por conta dos meses de outubro, novembro e dezembro que não há nada marcado. Quem sabe a América do Sul não é incluída nesse período? Vamos aguardar, vamos aguardar.

Entre preservar e reconstituir

O assunto é pertinente após o término do evento com nome de circuito de tênis, o WTTC que aconteceu em Florianópolis. Grupos internacionais que querem investir em território catarina reclamam da burocracia e da insegurança jurídica com relação, em especial, a legislação ambiental.
# # #
Investidores não são muito habituados a preservar. Se há uma área de tantos mil metros quadrados eles projetam o resultado final do empreendimento não importando os meios. O que interessa é o fim. Então, o raciocínio é simples: põe tudo abaixo e depois recompõe, reconstitui. Deixa um brinco, percebe?
# # #
O dilema é esse: preservar ou reconstituir, that´s the question!

PP é oposição!

O fantasma do PP (partido do Dão Amim) é o pesadelo permanente do PMDB (leia-se LHS e Dário Berger). É do PP as ações na justiuça que objetivam afastar os dois políticos de suas cadeiras, como diria o ex-prefeito de Ilhota, afrodisíacas. Se as duas ações lograrem êxito será um baque nos planos do PMDB. Vai acabar restando o simpático do Pinho Moreira. Muito provável é o que ele mais quer. Ele acha que tem densidade eleitoral suficiente para ser o novo governador do estado. Vai nessa Pinho. Pinho é pau? Então esse Pinho é cara de pau.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Island, 50 anos


Um dos, senão o maior selo inglês, a Island Records completa 50 anos e uma grande festa está sendo preparada para a última semana de maio em Londres. A Island Records foi criada meio que por acaso. Seu idealizador, o inglês Chris Blackwell vivia em Montego Bay, na Jamaica e sentiu necessidade de tornar conhecido o pianista cego Lance Hayward que tocava no hotel onde vivia.
# # #
Bingo! Surge a Island, selo que lançou Bob Marley para o mundo e outros nomes do reggae. Também nomes como U2, B-52´s, Cat Stevens e Amy Winehouse fizeram ou fazem parte do cast da Island. Vamos comemorar então. Acesse www.island50.com e conheça mais sobre o selo. E quem está em Londres, o programa é imperdível. Veja o cartaz aí em cima.

É fechado??

Leio na pauta de terça-feira da sessão da Câmara uma indicação (requerimento, sei lá) do Robertinho Júnior solitando a prefeitura que mantenha aberto o ginásio G3, lá na Barra no finais de semana. Como? Como? Um ginásio de esportes fechado nos finais de semana? Entendi bem?
# # #
Só para esclarecer o G3. O presidente da fundação de esportes, Sandro Bernardoni adotou G1 (Irineu Bornhausen), G2 (Sergio Lorenzato) e G3 (o da Barra) para identificar os ginásios de esportes da cidade. Portanto vá se acostumando com a nova nomenclatura.

Futebol na Europa


Manchester United na Inglaterra (muito divertida a entrevista concedida por Anderson para Cristiano Ronaldo no vestiário da festa do título), Inter, na Itália e Barcelona, na Espanha, são os grandes campeões da temporada. Resta só a Alemanha, cujo favoritismo é do Wolfsburg, do artilheiro Grafite (lembra dele?). Para o time da Volkswagem basta um empate na último rodada para supreeender a todos. Se perder o último jogo, no seu encalço estão o todo poderoso Bayern, Hertha e o Stuttgart.
# # #
Os Macita poderiam fazer uma limonada desse feito do time da cidade dos lobos para promover um marketing da marca aqui por esses lados, tipo campeão de lá e o preferido daqui.

Há controvérsias

A transferência dos comandantes da PM Edemir Meister e Albanir Santos aqui de BC tem sido creditada a passeata da (in)segurança, mas há outro motivo que está sendo considerado. Trata-se da aceitação, por parte dos dois comandantes, da ação conjunta com a prefeitura nas chamadas blitz que não são anunciadas onde, segundo o prefeito Edson Dias.
# # #
O governo não estaria engolindo (ou digerindo?) o fato de PMs e civis atuarem juntamente com os guardinhas municipais (os chamados agentes de trânsito) nas blitz. É claro que nunca ninguém ficará sabendo das reais razões dessa transferência. Oficialmente, será aquela desgastada jusitificativa de alternância de comando.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pólo tecnológico

O vereador Fabrício Oliveira está empenhado em transformar BC num pólo tecnológico que envolve a criação de encubadoras, criação de curso superior de informática e inglês (letras com especialidade)na UDESC (daqui) e a outras iniciativas afins. Ele já conseguiu apoio do governo do estado. O primeiro passo é realizar um estudo de viabilidade já devidamente encaminhado.
# # #
A formiga trabalha e a cigarra canta.

A culpa é sua Pavan

Encerrada a enquete da semana e o vice-governador foi apontado como a figura responsável pela onde de violência em BC pelo seu silêncio com 50% dos votos, seguido pelo prefeito Edson Dias que negou a passeata com 28%. Quem eu achava o maior responsável pela sua omissão era o Benedet, mas ficou com 13%. O dorminhoco do LHS ficou com 9%. Bem, desconfio com os meus botões que aprontaram prá cima do Pavan. Quando a enquete passa dos 100 votos, eu desconfio.
# # #
Está frio, né? As crianças da rede municipal de ensino (creches inclusas) não receberam uniformes e agasalhos. O que fazer?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Salve Lula!



Como o presidente Lula está em terras catarinas hoje (quinta, né?) lá no evento de 10 milhões de dólares em Floripa, deixo aqui registrado a minha homenagem pelas lentes do fotógrafo Marcello Sokal. Observe as expressões de nosso presidente quando esteve aqui prometendo grana pros desabrigados da enchente.

Top of Mind

O UOL e a DataFolha realizaram pesquisa de Top Mind, que vem a ser marcas que estão no consciente das pessoas. Confira os vencedores e vê se você concorda caso fosse um dos pesquisados.
# # #
Skol (cerveja), Coca-Cola (refrigerante), McDonald's (lanchonete), Nike (artigo esportivo), Visa (cartão de crédito), Gol (companhia aérea), Sony (câmera digital), Brastemp (refrigerador), Net (tv por assinatura), Lojas Americanas (e-commerce), Natura (produtos de beleza), LG (TV e DVD), Fiat e Volkswagen(automóvel), Dell(computador), Nokia (telefone celular) e Itaú (bancos).

Nosso planejadores...

Se eu entendi bem, nossos novos planejadores querem mudar a cidade lá para as bandas da Nova Esperança, Barra e para o fedido Parque Bandeirantes. Tudo está sendo planejado para aquelas áreas. Rodoviária, centro de desenvolvimento econômico e social (que nome chiques!!) e por aí vai.
# # #
Surge uma preocupação não referida nos discursos. Para isso acontecer um novo sistema viário deve ser viabilizado para evitar o trânsito na BR1-101. Uma das virtudes do grupo que comandou a cidade por duas décadas foi o de preservar aquela grande área de mangue no Rio Camboriú. Será que a construção de novas pontes colocarão em risco aquele pulmão todo? As autoridades que se manifestem.

Parece que vai

Apesar do governo não dar publicidade para o assunto, parece que o famigerado binário está seguindo em frente. Lá na Rua Japão já estão derrubando as casas. Falando em binário, o prefeito Edson Dias andou falando que só 18% dos proprietários de casas e terrenos por onde passará a via foram indenizados.
# # #
Esse não era o discurso do ex-secretário do planejamento, Auri Pavoni. Segundo ele, muito mais proprietários foram indenizados. Cada um fala o que quer, não é?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não é de ficar p...?

Costumo receber realases da prefeitura. Até que vejo no assunto: palestra com o escritor Ignácio de Loyolla Brandão. Pensei, ueba!! Um evento de nível! Quando é? Quero ir.
# # #
Para minha surpresa e decepção, ao ler a matéria, vejo que a informação era sobre uma palestra do escritor que contou com a participação de professores da rede municipal de ensino.
# # #
P... e eu com isso?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Você sabia?

Que a marca Fiat é a mais consumida com 24,35% do mercado brasileiro de automóveis? A informação é da IstoÉ Dinheiro. A Fiat é seguida pela Volkswagem com 23,59%; GM com 18,91% e Ford com 11,25%.
# # #
Honda, Renaut, Toyota, Peugeot, Citroen e Hyunday, juntas, somam 17,76%. Os 4,14% são das chamadas outras marcas.

Da integração, de novo

É rapazes, só batizaram um projeto cujas ações estão todas lá, no Plano Diretor aprovado ano passado pelos nosso edis varonis.

Plano de Integração

O governo está anunciando o Plano de Integração no seu site oficial. Tucanagem de plantão afirma que é plágio do Mais.
# # #
Observando o que está escrito não há novidade alguma no tal plano. Os caras brincam de governar.

Na trincheira - sem comentários

Esses políticos não tomam jeito

No velório do Aldinho Fronza, numa roda, um de seus amigos reclamava da insegurança da cidade. Falava com um tom bem puteado. Na roda estava Claudir Maciel com aquele jeitão todo emendou que a morte do Aldinho poderia ser uma boa oportunidade para abrir um debate sobre o assunto. Um dos caras que estava na roda ficou quieto, mas ficou com vontade de pular no pescoço do político.
# # #
Muitas vezes é melhor calar a boca do que falar besteira. Maciel quis politizar uma situação na pior hora possível. Não sei se Claudir era amigo de Aldinho, mas a maioria dos que estavam lá, inclusive os que estavam da roda, eram amigos dele.
# # #
Além disso, discutir mais o quê, cara pálida? Estamos todos de saco cheio das retóricas desses políticos de plantão. Vão trabalhar, kct!

Grandes novidades

A Unisul acusou a poderosa Rede Globo pelo fechamento de sua equipe de vôlei masculino. Todos já sabem, acho até que já escrevi a respeito, que a Globo ignora o nome dos patrocinadores das equipes seja qual modalidade for. Uma questão comercial. A poderosa alega que basta o fato das empresas faturarem com mídia espontânea ao aparecerem com suas logos estampadas nas camisetas nas transmissões. Então Unisul é Florianópolis, Tigre é Joinville, Red Bull (na F1) é RBR e assim por diante.
# # #
Mas é a primeira vez que é acusada como responsável pelo descontinuismo de um projeto.

Compromisso de campanha

O candidato Piriquito, durante a campanha, prometeu um governo diferente e, realmente, está cumprindo com o prometido. Neste final de semana o Parque Ecológico Raymundo Malta permaneceu fechado a visitação pública.
# # #
Não deixa de ser diferente, não?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Quero aplaudir e comer capim


Há alguns anos decidi fazer o papel de despachante do licenciamento do meu carro. Nunca tive problemas. Normal. Até que hoje fui renovar sempre no mesmo horário, entre o meio dia e uma da tarde. Surpresa!! Fechado.
# # #
Retorno as duas da tarde. Fila enorme. Chega a minha vez. Perguntei porque não abre mais no horário do almoço, a moça disse que são ordens superiores. Nos corredores comentava-se que a decisão foi por conta da retirada dos estagiários da prefeitura.
# # #
Na fila conversei com um gaúcho impressionado com o atraso no sistema de licenciamento adotado pelo governo de SC. Ele disse que lá você recebe em casa, ganha desconto até determinada data e mais desconto senão contar com nenhuma multa. Pode pagar em três vezes (de fevereiro a abril) ou, finalmente, optar em pagar no mês do final da placa. E nem pisa na delegacia. O documento é enviado para a casa do proprietário.
# # #
Aqui não. Fila, maquininha da senha estragada (já faz um bom tempo), ar condicionado desligado. O povo do estado de LHS tem mesmo é que pastar.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ops, errei...

O secretário da (in)segurança do município de Balneário Camboriú, Nilson Probst, estava na passeata contra a insegurança e a favor da segurança. Sorry about that.

O próximo melhor do mundo


Com a classificação do Manchester United (em busca do bi) e Barcelona para a final do europeu de clubes está claro que o próximo melhor do mundo será Cristiano Ronaldo ou o argentino Messi.
# # #
Me desculpem os gringos, mas Cristiano Ronaldo está comendo a bola. Ele foi decisivo para que o Manchester chegasse a final. Na foto, CR e sua incrível forma de bater na bola nos chutes de bola parada, e também em movimento. Não tem prá ninguém.

Pessimismo

A sensação de pessimismo está manifestada no resultado da enquete da semana que abordou a (in)segurança na nossa cidade. As opções vai piorar e não tem mais jeito somaram mais de 80%. Até onde vai essa bandalheira?
# # #
Já que o assunto é (in)segurança, vamos aos personagens. Quem você identifica como responsável por essa desgraça toda?

Mataram o Aldinho

Mais uma vítima da incontrolável onda de violência que afeta a cidade e região. Aldinho Fronza foi assasinado na Praia Brava ontem a noite.

Oasis ao vivo


Ao chegar em casa, ontem, lá pelas nove e meia da noite sou recebido pela banda Oasis ao vivo do Rio de Janeiro. Que presentaço. Os manos Gallagher e banda estavam perfeitos. Colocaram o público em êxtase e nós ali na frente da TV (passou pelo Multishow) vidrados na energia envolvente da banda. Não sou nenhu fanático pelo Oasis, mas a banda faz um som bastante autoral que atrai uma legião de fãs pelo mundo afora.
# # #
Momento especial quando só Noel e o povo cantaram juntos Don't look back in anger. Emocionante. Domingo eles estarão em Curitiba e na terça em Porto Alegre. E eu duro, prá variar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Esses jornalistas

Muito espertinha, Shane Fitzgerald, estudante de 22 anos que cursa sociologia da Universidade de Dublin resolveu aprontar. Ela postou no Wikipedia um falso depoimento de Maurice Jarre, músico que faleceu no final de março. O objetivo dela foi mesmo pregar uma peça aos blogueiros chupadores de informações, mas o tiro saiu pela culatra. Grandes jornais do mundo cairam na dela. Olha o que elas postou no Wikipedia como autoria do próprio Jarre.
# # #
"Pode-se dizer que minha vida foi uma grande trilha sonora. A música foi minha vida, me trouxe à vida e com música é como quero ser lembrado depois de deixar essa vida. Quando eu morrer, haverá uma valsa de despedida tocando em minha cabeça, que só eu poderei ouvir".
# # #
O jornalismo de nossas rádios que costumam se valer do tesoura press (expressão antiga quando se recortava a notícia de jornal para ler na latinha) estão sujeitos a este tipo de coisas.

Gabeira, Suplicy, Jorgim Bornhausen

Primeiro foi Gabeira que admitiu que abusou das passagens aéreas (até tú, brutus?). Depois foi a vez do Suplicy se explicar sobre a viagem da namorada. Agora é a vez de Jorge Bornhausen que realizou 13 viagens sem nem mesmo ser senador.
# # #
Quanto mais são as denúncias, maior o descaramento. As falcatruas e mordomias de um congresso podre perdurarão. Pode ter certeza disso.

Cadê o prefeito!

Beah disse que os manifestantes sempre cantavam alguma coisa e uma das chamadas foi cadê o prefeito e outra, que ela não lembra muito bem, de que ele estaria na gaiola.
# # #
O ausência do prefeito é uma demonstração de que ele não é favorável a vontade da população, pelo menos parte da população que se mobiliza. Talvez seja os 25% da população que não aprova seu governo.
# # #
Dias já havia se manfestado que não queria a passeata porque mancharia a imagem da cidade. Ele, como líder eleito, deveria, sim, é estar na frente da passeata com todo seu entusiasmo demonstrado quando da campanha eleitoral. Com sua ausência, o prefeito está mesmo é preocupado com a imagem do seu governo.

A passeata

Minha correspondente especial na passeata da (in)segurança, a Beahh comentou que foi muita gente protestar. Não soube calcular (não é seu forte), mas disse que tinha muita gente, bem organizado.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Santo Deus!!


O que está acontecendo com os padrecos????? Em plena praia????

E tem mais...

O estado de emergência encerra dia 22 de maio e os contratos não podem ser prorrogados. Então, se a AVL não concluiu as obras é bom acelerar.

Ainda a entrevista

Como o prefeito pode afirmar que a famigerada AVL pode possuir capacidade técnica se a empresa foi criada em janeiro e nem o registro do CREA contava quando começaram as obras pela prefeitura? E porque a empresa iniciou as obras antes do contrato ser firmado? Menos prefeito, menos.

E mais...

Dias cita muito o ex-governo, claro, tascando o pau. Mas fiquem tranquilos. O prefeito garante que vai fazer história.
# # #
Nota do redator: há três maneiras para fazer história. Ingressando na Academia (a Univali deve ter curso), fazendo um grande governo ou cometendo um desastre de governo.

Mistério

Li a entrevista do prefeito Edson Dias para o jornal JBC. Fui atraído pela manchete onde o próprio afirma que conta com 74% de aprovação. Só que, para minha decepção, no corpo da entrevista, em nenhum momento é tocado no assunto dos 74% de aceitação. Ué? De onde saiu isso?
# # #
Um tucano inveterado comentou que os 74% é resultado de uma pesquisa entre os cargos de confiança do próprio prefeito. Se não fosse brincadeira, seria trágica, não é?

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sobre as encostas do HSI

A recuperação das encostas do HSI estaria tudo acertado com a Viapav para a realização dos trabalhos. Mas, de última hora, o prefeito tirou da manga a empresa MG Construção Civil, de Ibirama, para faturar os 700 mil sem licitação.
# # #
Diz a lenda que a empresa é de propriedade do genro de um membro do altíssimo escalão dos altos da Dinamarca. É isso aí. Prá que "investir" numa empresa que tem no nome PAV e que os mais próximos do prefeito afirmam que Gerson Dias é um dos donos. Tem que ajudar os amigos e parentes (genro é parente?).

Ah...essa não poderia passar lotado

Nível é nível


O malôncio do Ike Gevaerd estava em Sampa e aproveitou para assistir o show do mestre Buddy Guy. E para causar aquela invejinha toda mandou um momento especial do guitarrista.

Mobilização pela segurança

A semana começou com o assunto (in)segurança pública no foco. Ontem aconteceu audiência pública na câmara para ouvir do secretario de (in)segurança, o Ronald (que não é o McDonald) debochando, como sempre. Segundo ele, sempre há uma vaga no cadeião aqui de BC para a bandidagem. Isso é deboche.
# # #
Na terça-feira, em reunião realizada no CDL, foi decidida uma passeata na manhã de quinta-feira, com a concentração na Tamandaré, às 10h. Tá certo que é uma passeata meio preguiçosa (da Tamandaré até a avenida da Lagoa, de lá prá Brasil até a 1400 - só o miolinho), mas já é uma iniciativa.
# # #
Muita gente que gostaria de participar não poderá participar. Estão no trabalho, sem condições de manifestar sua indignação. Poderiam ter sugerido que todos vestissem preto, seja participando da passeata ou não.
# # #
Eu como não vou posso vir de preto. Os leitores do Canard, também. Podem vestir preto mesmo não participando da passeata, certo?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Quer mais?

Depois do anúncio do cantor Belo (tsk...tsk...tsk) agora é a vez do Katinguelê. No cartaz que anuncia o grupo no Empório GH (que fim, hein?) está lá Katinguelê, a volta. Não sabia nem que eles tinham ido.

Que cagada, hein JB?

Esse escândalo denunciado em Itajaí que foi o flagra dos donativos sendo jogados no lixo é bom para que o prefeito JB reveja seus conceitos. Esconder é sempre pior do que enfrentar. Se ele tinha laudos desse e daquele porque não tornou público?
# # #
Resultado: tentou explicar que tomada não é focinho de porco em nota de esclarecimento no Diarinho. Foi tarde demais.

Não tão oficial?

Dei de cara hoje com o Elias Silveira no jornalismo da oficial ao meio dia. Estranho, não? Elias é declaradamente um crítico do atual governo. Aí tem!! Duca não prega sem estopa.

Novinha em folha

Empresa criada dia 16 de janeiro estaria prestando serviços para a prefeitura. Mas não diretamente e sim para a Engesa, empresa responsável pela recuperação e reformas da escola da rede municipal de ensino.
# # #
A empresa está localizada na Palestina e tem como atividades fabricação de estruturas metálicas e + construção de edifícios, montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias, além de aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente.
# # #
É isso aí, rapazes!

Paddle de luto

Faleceu ontem Edgardo Duffort numa cidadezinha tranquila do interior de Argentina. Edgar foi o precursor do paddle em BC e em Santa Catarina, quando abriu seu clube ali na Rua 500 em 1989. Ali foi gerada toda uma geração de padlistas, desde aqueles que migraram do tênis até a gurizada que se encantou com a então nova modalidade esportiva. Desde então criou-se uma comunidade de adeptos. Os torneios geralmente reunem de 200 a 300 pessoas diretamente.
# # #
Minhas homenagens ao velho Lobo Mau e aos seus filhos Lucas e Gaston. Edgardo fez história.

Oh Meu Mengão...!!


...eu gosto de você. É isso aí, apesar do Cuca, somos Penta-Tri.